segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Primeira etapa: Campinas (SP) x Poços de Caldas (MG)- Um excelente treinamento.

Para cumprir a data pretendida de saída, dia 02 de janeiro de 2013, o final do ano de 2012 foi uma correria só. Já não tinha mais compromissos com a faculdade e nem com a escola, porém o clima de natal estava deixando as pessoas ensandecidas e eu mais ainda. Era compra pra todos os lados!
Passou Natal e a virada do ano. Agora já estava quase na hora e uma ansiedade enorme já tomava conta de mim. Estava perdido nas coisas que faltavam fazer, o comércio funcionava em horários todos bagunçados e dificultava o acerto de um detalhe ou outro.
Bem, aos trancos e barrancos consegui organizar tudo que precisava pra viagem e juntamente com Daniel, meu parceiro que me acompanhou nesta primeira etapa, fechamos os últimos detalhes e...
Saímos da Moradia Estudantil da Unicamp por volta das 9h da manha. Já bem tarde pra começar a viagem mas no dia da partida ainda estávamos pensando o que não poderia ter ficado para trás.
A primeira parte, atravessamos a Unicamp sentido rodovia D. Pedro. São cerca de 10 km de desespero naquela rodovia. Muito movimento de ônibus e caminhão disputando a faixa da direita com o acostamento que passamos. Este pedaço não foi muito legal pois nem conversamos direito e a tensão do trânsito nos impulsionava a sair logo dali.
Quando começamos a subir os primeiros morros sentido Pedreira-SP pela estrada de terra, senti que a bicicleta estava bem pesada e com a bagagem meio mal distribuída. O percurso até Poços serviu como um ótimo treinamento. Deu pra sentir como serão os próximos dias de pedal. E o bom é que pude parar em Poços, um porto seguro e reorganizar os planejamentos da viagem, assim como melhorar as formas de comunicação e divulgação da viagem!
Ao todo percorremos 250km, passando por Pedreira, Amparo (onde um amigo do Daniel, o Fabão, nos arrumou um quarto na casa dele), Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião, Ouro Fino, Santa Rita de Caldas, Caldas e finalmente Poços de Caldas. Demoramos 4 dias para concluir e por incrível que pareça, nesta semana que tanto choveu, só pegamos uma garoinha entre Águas de Lindóia e Monte Sião e quando a chuva caiu forte, estávamos parados em um posto. Mas raios e tempo feio tinha de sobra!
Agora estou em Poços e ficarei mais uma semana. Problemas técnicos me forçarão a retirar um ciso. Preferi fazer isso aqui e me recuperar para dar continuidade à viagem mais tranquilo.
Ai vão algumas fotos!
Até breve.











Até breve.

2 comentários :

  1. Parabéns pelo projeto! Mergulhando fundo na realidade e nas fontes, mostrando que geografia não se faz só com imagens de satélite ou com trabalhos de campo em que as pessoas chegam, batem uma foto e saem correndo para se trancarem e escreverem um artigo. Espero poder ler ao longo do semestre as postagens aqui e no final do ano ver a própria monografia.

    ResponderExcluir
  2. E aí, cara! O Tansça me passou um link da matéria e vou dizer uma coisa, não consigo imaginar outra pessoa entrando nessa. Esse projeto é o tipo de coisa que falta não só no mundo acadêmico, mas em todos os outros meios que o envolvem. Pode ter certeza que você tá fazendo história. Total apoio a causa!
    Abraço

    ResponderExcluir