Bicicleta

A Bicicleta

Viajar de bicicleta é uma opção que permite o maior contato com os lugares por onde se passa, já que o ritmo de viagem é lento e vai de acordo com a condição física e disposição de quem pedala. Também permite que os sons ao nosso redor cheguem à nossos ouvidos de forma mais pura. Os caminhos percorridos de bicicleta, precisam ser os caminhos mais calmos, sem muito movimento e corre-corre das grandes cidades, afinal de contas, competir com veículos automotores não é uma boa ideia. Então, sempre prefira uma estrada secundária, vicinal e até mesmo de terra!
Mas para se percorrer trechos menos movimentados, precisamos estar preparados para os imprevistos que podem ocorrer tanto com a bicicleta, mas também conosco. No que se refere à bicicleta, acredito que o melhor não é ter uma bicicleta top de linha, mas sim uma que você consiga reparar qualquer problema com pouco esforço. Quer dizer, uma bicicleta que seja possível consertar facilmente no improviso até chegar em alguma bicicletaria, e que o mecânico também saiba mexer e tenha peças de reposição. É claro que nas lojas especializadas existem peças que prometem muita resistência e eficiência no ritmo. Basta saber se está disposto a pagar bem caro nelas e mesmo assim correr o risco de algum imprevisto do caminho exigir seu reparo.

Um assunto recorrente nas conversas sobre viagem de bicicleta, é o tipo de bagageiro. Nas viagens que já fiz, o bagageiro de ferro encontrado nas bicicletarias, com o preço em torno de R$18,00 parece satisfazer bastante, ainda mais quando é colocado em questão o custo benefício. Já fiz 4 viagens com este modelo e posso falar que não apresentou nenhum problema, a não ser um que acabei de resolver.

Sua forma de fixação em "V", fazia com que o bagageiro, se não estivesse milimetricamente bem instalado, entrasse na roda, e aí o alforge rasgava!
Fui então em um serralheiro e pedi para que ele fizesse um braço de suporte para que o alforge se apoiasse ali, não correndo o risco de entrar na roda. Além disso, pedi para prolongar a superfície do bagageiro e assim alocar melhor a barraca que estou transportando.



Um dos bagageiros mais baratos encontrados em bicicletarias

A bicicleta escolhida para esta Ciclo Expedição, é uma Canadian X-Terra ,21v, câmbio Shimano Altus. Não possui peças muito caras. É quase uma bicicleta bem simples, mas ideal pra viagem.

A Bicicleta Ideal




Esta é a bicicleta ideal para a viagem, por um motivo muito especial. Ela foi um presente de mais de 50 pessoas no ano de 2011, quando tive uma bicicleta semelhante a esta furtada! Num esforço incrível, meus amigos e familiares reuniram suas contribuições e, sem que eu soubesse, compraram esta bicicleta espetacular (como diz meu irmãozinho sobre seu skate e seus sonhos).
Então gostaria de agradecer à todos que colaboraram para essa minha viagem que já está em curso!!!

Obrigado!









Um comentário :

  1. Uma bicicleta incrível mesmo. A vi paradinha, acorrentanda ao muro, durante meu almoço corrido e logo percebi que era uma estradeira de pedigree. Algumas dúvidas, qual o pneu que usas? Mudou alguma coisa na mesa, guidão? Abraço

    ResponderExcluir