Cidades do São Francisco

Para se pensar no trajeto a ser percorrido pelas cidades que estão às margens do Rio São Francisco, seria incoerente descartar a importância dos afluentes para a formação do imenso rio que passa por 4 estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas). E justamente levando em consideração os afluentes e a carga de água recebida de lugares muitas vezes distantes do leito principal é que acredito que a melhor forma para se apreender seu curso, seria analisando-o através da bacia hidrográfica formada. Desta vez, portanto, inclui-se o estado de Goiás e também o Distrito Federal ao grupo dos estados que contribuem hidrograficamente com o rio.
Sendo assim, precisava-se determinar por quais cidades se faria o trajeto. Mas, como selecionar os locais por onde passarei, ente os 504 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do São Francisco (Fonte: Agencia Nacional das Águas. http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/SaoFrancisco.aspx)? Para isso, usei o método mais simples possível: um mapa rodoviário, tão conhecido pelos cicloturistas e pelo que tenho percebido, pelos mais antigos ou por aqueles que ainda não se curvaram às tecnologias da informação, seus amiguinhos virtuais (GPS, bichinho virtual etc).
Entretanto, mesmo pontuando as cidades que possivelmente estão mais próximas ao rio, não abrirei mão da possibilidade de desviar o caminho para uma área um pouco distante. E certamente isso ocorrerá, principalmente por influências das estórias que cercam o Brasil sertanejo e que também estão de forma ou outra associados ao curso do rio. Uma vontade grande que tenho, por exemplo, é de conhecer a cidade de Guimarães Rosa, um dos escritores que estão me ajudando na criação desta expedição. Cordisburgo não fica exatamente no percurso pré definido, mas quem sabe não passarei por lá?

Deixa de papinho e vamos para as cidades:
*como disse nas "Primeiras Palavras sobre tudo isso que está acontecendo", minha saída se deu de Campinas, passando por Poços de Caldas e depois em Franca, onde irei sentido Serra da Canastra e ai sim margear o Velho Chico. Logo, as cidades serão:

View Cidades do São Francisco in a larger map

  1. Campinas
  2. Pedreira
  3. Amparo
  4. Serra Negra
  5. Lindóia
  6. Águas de Lindóia
  7. Monte Sião
  8. Ouro Fino
  9. Santa Rita de Caldas
  10. Caldas
  11. Poços de Caldas
  12. Franca (SP)
  13. Ibiraci
  14. Sacramento (Desemboque)
  15. São João Batista da Serra da Canastra
  16. São Roque de Minas
  17. Piumhi
  18. Doresópolis
  19. Bambuí
  20. Luz
  21. Quartel Geral
  22. Abaeté
  23. Frei Orlando
  24. Três Marias
  25. Barra do Rio de Janeiro
  26. Pedra de Santana
  27. Pirapora/Buritizeiro                                      
  28. Guaicuí
  29. Ibiaí
  30. Ponto Chique
  31. Beriópolis de Minas
  32. São Francisco
  33. Pedras de Maria da Cruz
  34. Januária
  35. Itacarambi
  36. Manga
  37. Carinhanha
  38. Malhada/Parateca
  39. Bom Jesus da Lapa
  40. Paratinga
  41. Ibotirama
  42. Igaraté
  43. Barra
  44. Santo Inácio/ Xique-Xique
  45. Pilão Arcado
  46. Remanso
  47. Santo Sé
  48. Casa Nova
  49. Sobradinho
  50. Juazeiro
  51. Petrolina
  52. Lagoa Grande
  53. Santa Maria da Boa Vista
  54. Orocó
  55. Cabrobró
  56. Belém de São Francisco
  57. Floresta
  58. Nova Petrolina
  59. Glória
  60. Paulo Afonso
  61. Canindé de São Francisco
  62. Porto da Folha
  63. Amparo de São Francisco
  64. Penedo
  65. Ilha das Flores
  66. Brejo Grande
  67. Piaçabuçu



2 comentários :

  1. E ai cara.. Fantástica sua rota de viagem. Bom, conheço apenas algumas cidades em Minas Gerais, tais como Manga, Itacarambi, Januária, São Romão, Buritizeiro e Pirapora. Recomendo se for pernoitar em algumas cidades, recomendo parada obrigatória para apreciar o por do sol no Velho Chico em São Francisco-MG. Aquela ar de sertão descrito nos contos de Guimarães ganha mais vivacidade ao apreciar esse crepúsculo. Na boa, se não estivesse tão atarefado, pediria permissão para acompanhá-lo nesta jornada. Mas quem sabe na próxima. Meu intuito é percorrer o sertão Minas Gerais... Boa sorte nas quebradas!!

    ResponderExcluir
  2. So de olhar esse trajeto ja to cansado...boua sorte.

    ResponderExcluir