Rio São Francisco

Bacia Hidrográfica do São Francisco

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas-MG, a 1.280m de altitude acima do nível do mar e corre por cerca de 2.800km até sua foz, na divisa estadual de Sergipe e Alagoas, onde deságua no Oceano Atlântico.
Ao longo de seu caminho, é dividido em 4 regiões, o Alto, Médio, Sub-médio e baixo rio São Francisco, com seus limites apresentados abaixo:

  • Alto São Francisco: Nascente (Serra da Canastra) até Pirapora-MG. É a partir de Pirapora que o rio passa a ser navegável por grandes embarcações;
  • Médio São Francisco: Pirapora-MG até Remanso-BA, onde se encontra a represa de Sobradinho, uma das maiores represas do mundo e a responsável pela inundação de diversas cidades baianas;
  • Sub-médio São Francisco: de Remanso-BA até a divisa dos estados de Sergipe e Alagoas;
  • Baixo São Francisco: Toda a divisa dos estados de Sergipe e Alagoas até sua foz, no oceano Atlântico.

Um dos principais rios do território brasileiro, foi um dos primeiros a serem descobertos pelos portugueses e serviu de caminho de entrada para o interior. Durante os 5 séculos de exploração do território brasileiro, serviu como meio para escoamento da produção de matérias primas produzidas no sertão, como carne, algodão, grãos, minérios. Ao longo de suas águas, cidades foram surgindo, com um grande interesse portuário, movimentando a economia regional e fixando populações que do rio passaram a viver.

Devido sua grande extensão em umas das regiões mais importantes do Brasil (eixo sudeste/nordeste) e a grande abrangência de sua bacia hidrográfica (cerca de 9% dos municípios brasileiros), o rio também adquiriu uma notória e estratégia função que por um lado tenta criar um sentimento em seu povo de pertencimento ao Brasil e, ao mesmo tempo, tenta integrar economicamente as regiões por onde passa. Isso porque, há um grande deslocamento econômico do NE para o SE, principalmente com o grande deslocamento populacional e econômico resultante da crise açucareira e a ascensão das minas de ouro e diamante nas Minas Gerais e posteriormente o ciclo do café e industrialização nos estados de Minas, Rio e São Paulo.




Um comentário :

  1. Prazer em lhe conhecer Philipe.
    Prepare-se para mudar sua maneira de ver as coisas e pessoas. Ninguem anda impune pelos barrancos do Opará, seu espírito continua forte mesmo que suas águas fracas e aprisionadas. Eu sofri muito quando o acompanhei da nascente a fós. Não se deixe dominar por um olhar muito sério, viaje brincando, veja e curta as coisas boas e bonitas. Não adianta fotografar muito com máquinas, depois não há o que fazer com tantas fotos que ninguem consegue ver como você viu.
    Me adicione no facebook, assim posso lhe dar umas dicas boas. Quando chegar aqui na fós lhe hospedarei para saber como anda meu rio. Abraços Luisa Pfau

    ResponderExcluir